O Laboratório de Análise de Visualidades, Narrativas e Tecnologias (LAVINT) foi criado em 2017 na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e figura desde 2018 na base de dados do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. O grupo é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFS (PPGCOM/UFS) e é coordenado pelas professoras Tatiana Aneas e Greice Schneider, além dos docentes Valéria Maria Vilas Boas, Leonardo Pastor, Michele Tavares, Vitor Braga, Carina Flexor, Diogo Velasco. O Lavint reúne aproximadamente pesquisadores entre docentes e discentes da graduação e pós-graduação que investigam fenômenos da comunicação e cultura contemporâneas com ênfase em materiais visuais com teor narrativo e mídias digitais.
O grupo possui três principais linhas de pesquisa: Cultura Visual e Teorias da Imagem, Narrativas Midiáticas e Mídias Digitais. As pesquisas se debruçam sobre fenômenos comunicacionais e uma diversidade de objetos que inclui cinema, fotografia, ficção seriada, moda, publicidade, quadrinhos, televisão, dentre outros.
Desde 2018, o Lavint realiza reuniões semanais que se dividem em quatro modalidades: a) a clínica de projetos, que envolve o acompanhamento e orientação coletiva de pesquisas em nível de mestrado e iniciação científica, estimulando o exercício de uma postura crítica e um pensar coletivo de fazer pesquisa; b) as reuniões de leituras, focadas em correntes teóricas e metodológicas dentro do escopo das pesquisas, ampliando o repertório de atuação dos pesquisadores; c) oficinas de formação, abertas ao público externo em atividades de extensão; d) visitas de integração com outros grupos de pesquisa, além de reuniões administrativas de gestão do grupo.